segunda-feira, 30 de março de 2009

Diário de Bordo - Brasília, tarde dia 23

Iniciamos a tarde do dia 23 com a oficina Abordagem de competências. Inicialmente recebemos o decreto 5.707 de fevereiro de 2006 que trata das nova estratégias de gestão de pessoas. Em seguida, foi abordado o conceito de competências, tendo como enfoque: "um conjunto de conheciemntos, habilidades e atitudes necessárias para desempenho das funçôes dos servidores, visando o alcance dos objetivos da instituição".

Importante mensionar que, na estrutura da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) desempenho está atrelado na ação, tendo como estrutura a competência, abaixo dela na mesma linha: organização (criação e revisõ de cursos) e oferta (cursos e oficinas).

Quanto as orientações para descrição das competências segundo a ENAP, ela se consolida da seguinte forma:
- representa um comportamento passível de observação no ambiente ou contexto de trabalho do indivíduo;
- expressa uma capacidade desejada do profissional;
- indica uma expectativa da organização em relação ao desempenho de seus empregados.

Questões a serem observadas: que conteúdos deve-se estar trabalhando?
Com que estratégias de aprendizagem?

CONDIÇÃO + VERBO + OBJETO DE AÇÃO + CONTEÚDO

A competência deve ser uma ação observável.

OBS: A CONDIÇÃO e o CRITÉRIO, podem ser omitidos, em especial quando é obvia.

EXEMPLO:
Desempenho: Resolver problemas de algebra.
Condição: sem calculadora
Critério: com exatidão
* no desempenho encontram-se os itens: verbo + objeto de ação

Em resumo: a oficina nos deu a clareza da importância de se trabalhar com foco nas competências, que são importantes para a atuação do servidor em determinados setores e uma forma de possibilitar avaliar seu desempenho. Ficou claro a importância de construção de descrições adequadas a consecução das estratégias da organização.



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