segunda-feira, 30 de março de 2009

Diário de Bordo, Brasília, dia 23 tarde Paulo Freiriana!

Fechando a agradável tarde de conhecimentos, tivemos a presença da Profa. Maria Luiza Pereira Angelim da Universidade de Brasília - UNB e da Faculdade de Educação de Brasilia.

O tema tratado pela palestrante foi O Aprender do adulto. Iniciamos assistindo o vídeo globo ciência de 1996 com a entrevista de Paulo Freire. Em seguida, Maria Luiza Angelim nos apresentou Paulo Freire e sua trajetória, fazendo todo um percurso na vida desta ilustre personalidade, que nos presenteia até hoje com seus pensamentos e colocações permeadas em caminhos como: 1965 - Educação como prática da liberdade (Pedagogia da libertação), 1968: Pedagogia do Oprimido (Santiago/Chile); 1992: Pedagogia da Esperança (São Paulo/Brasil); 1997: Pedagogia da Autonomia (São Paulo/Brasil), entre outros.

A nível de produção intelectual os escritos de Paulo Freire perpassam:
- Base existencial (sua vida como lugar de pesquisa)
- Fundamentos filosóficos: existencialismo, fenomenologia, personalismo cristão, hegelianismo e materialismo histórico).
- Encontro com pessoas (escuta sensivel e dialogicidade: diálogo com o outro, não julgar o outro)

São frases de Paulo Freire:
" Os homens se libertam em comunhão"
" Quem quiser me seguir, não me siga". (REINVENTE)

Fechandos seu pensamento a professora Maria Luiza Angelim fez uma transversalidade entre as idéias Paulo Freirianas e a educação apontando importantes relações e temas que não podem ser esquecidos como: classe social, movimentos sociais, subjetividade e conscientização, educação popular, tecnologia e auto-crítica.

Auto-crítica como capacidade do sujeito rever sua prática, assumindo o exercício de suas próprias práticas. Essa sim é a educação que interessa ao povo brasileiro, uma educação, segundo a palestrante, que venha a tratar da identidade popular, assumindo a brasileiridade, uma educação que busque a libertação. (ser aprendiz orgânico cósmico como uma nova espécie de cidadão)

A importância dos 4 pilares da educação no século XXI foi apresentada como possibilidade da aprendizagem em rede. Finalmente a autora nos contempa com as seguintes questões:

Para onde estamos indo?
INDIVIDUAL x COLETIVO
CAPITALISMO x SOCIALISMO
MERCADo X SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Que socialismo?
Que sociedade sustentável?


Após esse percurso sobre vida e obra paulo freiriana, nossa palestrante (maravilhosa) fez uma relação sobre a educação hoje, nos mostrando que, 62 milhões de brasileiros e 200 mil não tem ensino fundamental e parte deles são funcionários públicos. E assim questionou: " Como estamos capacitando os servidores públicos?"

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