quarta-feira, 25 de março de 2009

Brasilia - Diário de Bordo - dia 23 manhã - 2a. palestra do dia

A segunda palestra do dia foi proferida pelo Prof. Dr. Jairo E. Borges-Andrade com vários títulos publicados e especialista na área de competências, com várias pesquisas.

O tema tratado foi "Aprendizagem, competências e suas transformações para o trabalho". O palestrante iniciou sua fala trazendo o conceito de aprendizagem e competência, salientando que, aprendizagem é um processo psicológico que faz referência a mudanças que ocorrem no individuo nao resultantes unicamente da maturação, mas de sua interação com o contexto. Aprender assim, está relacionado com adquirir, tomar, reter e segurar, entre outros.

A competência nos foi apresentada como conhecimento, habilidade e atitudes, que o mesmo designa de CHAs, que um determinado individuo mobiliza para alcançar um determinado propósito.

Dentro desse enfoque, o palestrante apresentou as competências segundo alguns teóricos como: Bloom e Cols, que classifica em três: cognitivo, psicomotor e afetivo.

A nível cognitivo o mesmo salientou que a ênfase é na recordação, avaliação, síntese, analise, aplicação, compreensão e conhecimento.
A nível afetivo: caracterização, organização, valorização, resposta e receptividade.
A nível Psicomotor: Domínio complexo, mecanização, execução, acompanhamento, posicionamento e precepção.

Outro teórico citado foi o Gagné que propõe 5 categorias, a saber: informaçaõ verbal, habilidade intelectual, estratégia cognitiva, habiolidades motoras e atitude.

Assim, desenvolver os CHAs permite ao individuo ser mais competente. Afirma o mesmo que: " o desempenho competente do indivíduo depende dos índicios ambientais, motivacionais, metas, aspirações - querer fazer.

Para um bom desempenho de capacidades três itens são fundamentais: SABER FAZER, PODER FAZER e QUERER FAZER.

Uma dica para entender melhor o tema tratado é fazer uso da publicação: Psicologia, organização e trabalho no Brasil. Ed. Artmed. autores: Abbad G.S e Borges, Andrade.

Nenhum comentário: