terça-feira, 31 de março de 2009

Oficina sobre Web Colaborativa











Ocorreu no turno da tarde nesta última sexta - dia 27 de março de 2009 no laboratório de Educação a Distância Dosa Monteiro, uma oficina sobre Web colaborativa.A instituição proponente foi o Itaú Cultural, sendo esta uma atividade integrante do programa Rumos Itaú Cultural. O ministrante da oficina foi Victor Chagas, da equipe do Overmundo.
No decorrer da oficina foi apresentada uma panorâmica sobre a evolução da Web, desde seus primórdios (ARPANET) até a atual Web 3.0.
As possibilidades de uso de ferramentas on-line como o twitter ( o blog mais sintético desenvolvido até o momento) e de recursos como os disponibilizados no site http://www.delicious.com/ e http://www.slideboom.com/ também foram trabalhados no decorrer da oficina.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Diário de Bordo, Brasília, dia 23 tarde Paulo Freiriana!

Fechando a agradável tarde de conhecimentos, tivemos a presença da Profa. Maria Luiza Pereira Angelim da Universidade de Brasília - UNB e da Faculdade de Educação de Brasilia.

O tema tratado pela palestrante foi O Aprender do adulto. Iniciamos assistindo o vídeo globo ciência de 1996 com a entrevista de Paulo Freire. Em seguida, Maria Luiza Angelim nos apresentou Paulo Freire e sua trajetória, fazendo todo um percurso na vida desta ilustre personalidade, que nos presenteia até hoje com seus pensamentos e colocações permeadas em caminhos como: 1965 - Educação como prática da liberdade (Pedagogia da libertação), 1968: Pedagogia do Oprimido (Santiago/Chile); 1992: Pedagogia da Esperança (São Paulo/Brasil); 1997: Pedagogia da Autonomia (São Paulo/Brasil), entre outros.

A nível de produção intelectual os escritos de Paulo Freire perpassam:
- Base existencial (sua vida como lugar de pesquisa)
- Fundamentos filosóficos: existencialismo, fenomenologia, personalismo cristão, hegelianismo e materialismo histórico).
- Encontro com pessoas (escuta sensivel e dialogicidade: diálogo com o outro, não julgar o outro)

São frases de Paulo Freire:
" Os homens se libertam em comunhão"
" Quem quiser me seguir, não me siga". (REINVENTE)

Fechandos seu pensamento a professora Maria Luiza Angelim fez uma transversalidade entre as idéias Paulo Freirianas e a educação apontando importantes relações e temas que não podem ser esquecidos como: classe social, movimentos sociais, subjetividade e conscientização, educação popular, tecnologia e auto-crítica.

Auto-crítica como capacidade do sujeito rever sua prática, assumindo o exercício de suas próprias práticas. Essa sim é a educação que interessa ao povo brasileiro, uma educação, segundo a palestrante, que venha a tratar da identidade popular, assumindo a brasileiridade, uma educação que busque a libertação. (ser aprendiz orgânico cósmico como uma nova espécie de cidadão)

A importância dos 4 pilares da educação no século XXI foi apresentada como possibilidade da aprendizagem em rede. Finalmente a autora nos contempa com as seguintes questões:

Para onde estamos indo?
INDIVIDUAL x COLETIVO
CAPITALISMO x SOCIALISMO
MERCADo X SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

Que socialismo?
Que sociedade sustentável?


Após esse percurso sobre vida e obra paulo freiriana, nossa palestrante (maravilhosa) fez uma relação sobre a educação hoje, nos mostrando que, 62 milhões de brasileiros e 200 mil não tem ensino fundamental e parte deles são funcionários públicos. E assim questionou: " Como estamos capacitando os servidores públicos?"

Diário de Bordo - Brasília, tarde dia 23

Iniciamos a tarde do dia 23 com a oficina Abordagem de competências. Inicialmente recebemos o decreto 5.707 de fevereiro de 2006 que trata das nova estratégias de gestão de pessoas. Em seguida, foi abordado o conceito de competências, tendo como enfoque: "um conjunto de conheciemntos, habilidades e atitudes necessárias para desempenho das funçôes dos servidores, visando o alcance dos objetivos da instituição".

Importante mensionar que, na estrutura da ENAP (Escola Nacional de Administração Pública) desempenho está atrelado na ação, tendo como estrutura a competência, abaixo dela na mesma linha: organização (criação e revisõ de cursos) e oferta (cursos e oficinas).

Quanto as orientações para descrição das competências segundo a ENAP, ela se consolida da seguinte forma:
- representa um comportamento passível de observação no ambiente ou contexto de trabalho do indivíduo;
- expressa uma capacidade desejada do profissional;
- indica uma expectativa da organização em relação ao desempenho de seus empregados.

Questões a serem observadas: que conteúdos deve-se estar trabalhando?
Com que estratégias de aprendizagem?

CONDIÇÃO + VERBO + OBJETO DE AÇÃO + CONTEÚDO

A competência deve ser uma ação observável.

OBS: A CONDIÇÃO e o CRITÉRIO, podem ser omitidos, em especial quando é obvia.

EXEMPLO:
Desempenho: Resolver problemas de algebra.
Condição: sem calculadora
Critério: com exatidão
* no desempenho encontram-se os itens: verbo + objeto de ação

Em resumo: a oficina nos deu a clareza da importância de se trabalhar com foco nas competências, que são importantes para a atuação do servidor em determinados setores e uma forma de possibilitar avaliar seu desempenho. Ficou claro a importância de construção de descrições adequadas a consecução das estratégias da organização.



quarta-feira, 25 de março de 2009

Brasilia - Diário de Bordo - dia 23 manhã - 2a. palestra do dia

A segunda palestra do dia foi proferida pelo Prof. Dr. Jairo E. Borges-Andrade com vários títulos publicados e especialista na área de competências, com várias pesquisas.

O tema tratado foi "Aprendizagem, competências e suas transformações para o trabalho". O palestrante iniciou sua fala trazendo o conceito de aprendizagem e competência, salientando que, aprendizagem é um processo psicológico que faz referência a mudanças que ocorrem no individuo nao resultantes unicamente da maturação, mas de sua interação com o contexto. Aprender assim, está relacionado com adquirir, tomar, reter e segurar, entre outros.

A competência nos foi apresentada como conhecimento, habilidade e atitudes, que o mesmo designa de CHAs, que um determinado individuo mobiliza para alcançar um determinado propósito.

Dentro desse enfoque, o palestrante apresentou as competências segundo alguns teóricos como: Bloom e Cols, que classifica em três: cognitivo, psicomotor e afetivo.

A nível cognitivo o mesmo salientou que a ênfase é na recordação, avaliação, síntese, analise, aplicação, compreensão e conhecimento.
A nível afetivo: caracterização, organização, valorização, resposta e receptividade.
A nível Psicomotor: Domínio complexo, mecanização, execução, acompanhamento, posicionamento e precepção.

Outro teórico citado foi o Gagné que propõe 5 categorias, a saber: informaçaõ verbal, habilidade intelectual, estratégia cognitiva, habiolidades motoras e atitude.

Assim, desenvolver os CHAs permite ao individuo ser mais competente. Afirma o mesmo que: " o desempenho competente do indivíduo depende dos índicios ambientais, motivacionais, metas, aspirações - querer fazer.

Para um bom desempenho de capacidades três itens são fundamentais: SABER FAZER, PODER FAZER e QUERER FAZER.

Uma dica para entender melhor o tema tratado é fazer uso da publicação: Psicologia, organização e trabalho no Brasil. Ed. Artmed. autores: Abbad G.S e Borges, Andrade.

Direto de Brasília - Diário de Bordo - dia 23/03



Desde ontem estamos aqui em Brasilia na ENAP participando de uma semana de capacitação. No primeiro dia , ontem dia 23/03 a ENAP promoveu um dia para capacitadores, com ótimas palestras que mostraram a nova visão da educação, uma vez que, hoje temos necessidade de transformar a educação. Muito me deixa feliz ver que a própria ENAP está se abrindo para os novos paradigmas educacionais.
Pela manhã tivemos a oportunidade de conhecer Maria Cândida Moraes, Dra. em Educação /UCB/DF/Brasil. O tema tratado foi o Paradigma Educacional Emergente.
Para ilustrar sua fala, Maria Cândida trouxe como exemplo um pássaro engaiolado e nos colocou a seguinte questão: existem pessoas que não sabem viver fora de suas gaiolas, tendo a interpretação das gaiolas como pensamento e imaginação. Ainda frisou que, tanto o corpo físico como a mente se assemelha a uma gaiola. E ainda nos questionou: "Como superar isso? Como ter pensamentos livres?" "Como rejeitar a arrogância da certeza?"

O que a mesma chamou de gaiola epistemológica perpassou pelo sentido de "nossas certeza e verdades, ou seja, criamos modelos de conhecimento que nos dão a ilusão de que sabemos alguma coisa".

É bem pertinente sua visão de que, hoje a educação não pode se distanciar da neurociência como possibilidade de novos modelos de aprendizagem.

Em seguida, nos posicionou que, a compreensão de novos paradigmas requer abertura de nossas gaiolas.

Sobre uma educação para o desenvolvimento da pessoa, ela nos trás a leitura de que, é preciso contextualizar sempre, energia/matéria/formação, é preciso ter uma clareza epistemológica, compreender melhor o ser humano.

Alguns pontos abordados em sua fala que merecem nossa reflexão:

- "Nós estamos desconectados com a vida"

- "... é preciso ressignificar o sentido da própria vida"
- "É fundamental nas circunstâncias de ensino-aprendizagem: a confiança, o bem-estar e a alegria".

- As emoções criam um campo operacional".

Neste novo paradigma:
- buscar uma escuta mais sensível".

Príncipios:
- Ecologia da ação
-Autonomia
- Auto-organização
- Ética

"Os sistemas complexos são re-construidos e não replicados".
Em sintese a mesma nos fala sobre uma civilização da re-ligação - com si mesmo e com o outro.
Autores citados: Lévy, Paulo Freire, Morin, P.Demo, Heargreaves, Dolls Jr.
Na área da nova biologia: Humbert Maturama e Francisco VarelaNa área de Fisica: Heisenberg, Capra, David Bohn, Prigogine, Niels Bohr, Zohar, Schrodinger

Na área de Psicologia: Piaget e Vygotsky

Autopoéitica: Edgar Morin, Capra, Maturama e Varela

Direto de Brasilia!


Pois é... a coordenadora do laboratório de Ensino a Distância Dosa Monteiro Sandra Helena Rodrigues, está em Brasilia participando de capacitação durante toda a semana. (de 23 a 27 de março). Quem acompanha o blog vai estar por dentro do que foi abordado durante essa semana. Aguardem! Na segunda-feira, dia 23, a coordenadora teve o prazer de conhecer a Profa. Dra. na área de Educação da UNB Maria Luiza Angelim, defensora e articulista dos ensinamentos de Paulo Freire. Quem tem oportunidade de conhece-la, se apaixona!!!! Foi o encontro de uma pernambucana e uma baiana (Maria Luiza Angelim é baiana) de gerações diferentes, mas de idéias essencialmente parecidas. Foi um grande momento.

terça-feira, 24 de março de 2009

Programa Rumos Itaú Cultural utiliza nosso laboratório Dosa Monteiro

O laboratório de Ensino a Distância Dosa Monteiro servirá de espaço para o Programa Rumos Itaú Cultural. Neste sentido, estará acontecendo no dia 27 de março, a oficina Introdução Web Colaborativo,realizada pelo escritor e jornalista Viktor Chagas.

O programa completo a ser apresentado na Fundaj ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, com palestras e oficinas da programação de divulgação dos novos editais do Programa Rumos Itaú Cultural, pioneiro no mapeamento da produção artística contemporânea. As equipes do programa Rumos vêm percorrendo o país para debater osprocessos de criação na arte, e lançar os novos editais do programa nos segmentos Arte Cibernética, Cinema e Vídeo, Dança e Jornalismo Cultural. Na quinta-feira 26, às 19h, na sala Aloísio Magalhães da Fundaj Derby, acontece a palestra Processos de Criação, ministrada por Cecília Almeida Salles, professora titular do programa de pós-graduação em Comunicaçãoe Semiótica da PUC-SP, Na sexta-feira 27, das 14h às 17h, no LaboratórioDosa Monteiro da Fundaj Derby, ocorre a oficina Introdução Web Colaborativo,realizada pelo escritor e jornalista Viktor Chagas. No mesmo dia, às 19h, na sala Aloísio Magalhães da Fundaj Derby, a Doutora em comunicação esemiótica pela PUC-SP Patrícia Moran profere a palestra A experimentação como acontecimento do agora, no agora. O evento é resultado da parceria da Coordenação de Capacitação e Difusão Científico-Cultural, da Diretoriade Cultura da Fundaj , com o Itaú Cultural.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Conhecendo mais sobre Direitos Humanos

Direitos Humanos na educação

O que é twitter

Direitos Humanos na Educação


Estamos integrados ao curso Educação em Direitos Humanos - Subsídios para construção do Plano Estadual do RN. O curso é totalmente a distância e tem como objetivo discutir a construção do Plano estadual do RN na área de Educação em Direitos Humanos. Estaremos repassando aqui no Blog as discussões e conceitos trabalhados no curso.


Agenda de Abril

Hoje definimos nossa agenda de atividades previstas para o mês de abril.

01.04.09 -Manhã
Repasse do curso Papel do Gerente na Gestão do Desempenho de Equipes pela coordenadora do CEAD, Sandra Helena Rodrigues.

06.04.09 - Palestra: Programas e propostas de EAD da Secretaria de Educação a Distância do MEC, proferida pela mestra Verônica Araújo do CEAD/FUNDAJ.

14.04.09 - Palestra sobre Educação a Distância, tendo como convidado o Prof. Dr. Sérgio Abranches. (aberta ao público), seguida de CHAT.

22.04.09 - Palestra sobre Educação e Sociedade, proferida pela mestranda Uiara Wanderley, da equipe do CEAD/FUNDAJ.

28.04.09 - Palestra sobre Direitos Humanos na Educação, proferida pelos mestres Alexandre Pinto e Sandra Helena Rodrigues, do CEAD/FUNDAJ. (aberta ao público).

quarta-feira, 18 de março de 2009

YES, ganhamos um Prêmio Dardos!


Recebemos nosso primeiro Prêmio Dardos através do Germinal - Educação e Trabalho que nos ortogou.


Segundo as regras do Prêmio obrigam, para quem o aceita, a reprodução do selo (ao lado) e a citação de quem o ortogou (regra duplamente cumprida).

Outra regra do Prêmio é atribuí-lo a outros 15 blogs. Estaremos em breve listando nossos favoritos.