segunda-feira, 27 de abril de 2009

Educação em Direitos Humanos é debatido na Internet

Os direitos humanos como se sabe, tem suas características fundamentadas a partir da formalização da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em Paris em 10 de dezembro de 1948.

A partir de então sabe-se que, foram definidos critérios concebidos por três gerações de direitos humanos: direitos de liberdade, direitos de igualdade e direitos de solidariedade. Outros tratados e convenções a nível internacional, contextualizam novas temáticas abrangentes que tornam-se imprescindíveis para a garantia do direito humano no contexto da sociedade moderna.

A Conferência Mundial de Direitos Humanos de Viena de 1993, a partir de consenso de 190 países estabelece que os direitos humanos são indivisíveis, interdependentes e interrelacionados, o que significa que os direitos humanos devem ser pensados de forma a promover o desenvolvimento e a integração das nações e do ser humano.

O que se considera hoje, educação em direitos humanos, representa o fator essencial para a promoção dos direitos humanos da atualidade, visto que, através da adoção da prática dos direitos humanos no entorno educativo, há a possibilidade de uma maior conscientização dos direitos e deveres dos seres humanos enquanto seres viventes em uma sociedade planetária.

Visando discutir e buscar subsídios para pensar estratégia de empoderamento pela sociedade da educação em direitos humanos, esta sendo realizada atualmente a segunda turma a distância - através de um ambiente virtual de aprendizagem - do curso Educação em Direitos Humanos – Subsídios para construção do Plano Estadual do Rio Grande do Norte. O curso objetiva, dentro da linha proposta pelo Governo Federal, através do programa Nacional de Direitos Humanos, sedimentar a construção do Plano Estadual do Rio Grande do Norte, quanto a implantação de políticas públicas na área de educação em direitos humanos no Estado do Rio Grande do Norte, nas escolas públicas estaduais e municipais, a partir de cinco eixos temáticos relacionados a Educação Básica, Educação Superior, Educação Não-Formal, Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança e Educação e Mídia. O curso é uma iniciativa do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos tendo como parceiros a FACEN. O comitê atualmente esta organizado em uma coordenação geral, tendo a participação de duas secretarias de Educação (Municipal e Estadual) e cinco universidades integradas do Rio Grande do Norte. A Fundação Joaquim Nabuco sediada em Pernambuco, através da Coordenação de Ensino a Distância, integrou-se a primeira turma, participando das discussões sobre direitos humanos na educação e propondo, assim como os outros atores envolvidos, apontamentos e subsídios para o favorecimento da implementação do projeto no Rio Grande do Norte.

Aqui da Fundaj, participou do curso a Coordenadora de Ensino a Distância, Sandra Helena Rodrigues e o pesquisador Alexandre Barbosa, que contribuiu bastante durante todo o curso.

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