quinta-feira, 30 de abril de 2009

7a. SENAED

Criado Comitê Gestor de EAD na Fundaj!

De acordo com decisão tomada pelo Conselho Diretor, em reunião do dia 31 de março de 2009, ficou acordada a criação de um Comitê Gestor que será responsável pelas deliberações do Laboratório de Ensino a Distância Dosa Monteiro. O Comitê é formado por representantes das quatro diretorias da Fundaj e pelo representante do Gabinete da Presidência. Na ocasião, foi definido também que a coordenação do Comitê ficaria com o representante da Presidência.

Ontem, dia 29 de abril , às 10 horas, foi realizada a primeira reunião do Comite Gestor. A reunião que aconteceu no Gabinete da Presidência foi coordenada pela
assessora institucional Lucila Bezerra. Participam do Comitê os seguintes membros:

Lucila Bezerra - Presidente lucila.bezerra@fundaj.gov.br
Sandra Rodrigues - DIPLAD (Titular) sandra.rodrigues@fundaj.gov.br
Verônica Araújo - DIPLAD (substituta) veronica.araujo@fundaj.gov.br
Maria Aparecida Morais - DIDOC aparecida.morais@fundaj.gov.br
Cristiana Tejo - DIC (titular) cristiana.tejo@fundaj.gov.br
Natalia Barros - DIC ( substituta) natalia.barros@fundaj.gov.br
Marcos Antônio Lucena - DIPES marcos.lucena@fundaj.gov.br
Joana Vieira - COORC joana.vieira@fundaj.gov.br

Agenda CEAD finaliza o mês com sucesso!

Com desenvoltura, Alexandre Barbosa traça histórico sobre os direitos humanos na educação

Finalizamos na tarde do dia 28 de abril as apresentações da Agenda CEAD do mês de abril com as palestras proferidas por dois integrantes de nossa equipe. A agenda do mês de abril foi uma oportunidade de trocarmos conhecimento e aprendermos uns com os outros.

A primeira palestra proferida por Alexandre Barbosa focou no tema Educação em Direitos Humanos: conhecendo o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Alexandre abriu o tema fazendo um estudo sobre o processo evolutivo dos direitos humanos passando pela Grécia antiga até os dias atuais. Em seguida abordou a importância do tema na educação e o projeto desenvolvido a distância acerca da Educação em Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.
Uiara trás questionamentos sobre os paradigmas educacionais

A segunda palestra da tarde, Uiara Wanderley abordou o tema Paradigmas da Educação, fazendo uma relação entre o novo e o tradicional paradigma educacional. Muitos questionamentos foram lançados para o público, uma vez que os nossos paradigmas educacionais ainda apontam como utópicos.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Educação em Direitos Humanos é debatido na Internet

Os direitos humanos como se sabe, tem suas características fundamentadas a partir da formalização da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em Paris em 10 de dezembro de 1948.

A partir de então sabe-se que, foram definidos critérios concebidos por três gerações de direitos humanos: direitos de liberdade, direitos de igualdade e direitos de solidariedade. Outros tratados e convenções a nível internacional, contextualizam novas temáticas abrangentes que tornam-se imprescindíveis para a garantia do direito humano no contexto da sociedade moderna.

A Conferência Mundial de Direitos Humanos de Viena de 1993, a partir de consenso de 190 países estabelece que os direitos humanos são indivisíveis, interdependentes e interrelacionados, o que significa que os direitos humanos devem ser pensados de forma a promover o desenvolvimento e a integração das nações e do ser humano.

O que se considera hoje, educação em direitos humanos, representa o fator essencial para a promoção dos direitos humanos da atualidade, visto que, através da adoção da prática dos direitos humanos no entorno educativo, há a possibilidade de uma maior conscientização dos direitos e deveres dos seres humanos enquanto seres viventes em uma sociedade planetária.

Visando discutir e buscar subsídios para pensar estratégia de empoderamento pela sociedade da educação em direitos humanos, esta sendo realizada atualmente a segunda turma a distância - através de um ambiente virtual de aprendizagem - do curso Educação em Direitos Humanos – Subsídios para construção do Plano Estadual do Rio Grande do Norte. O curso objetiva, dentro da linha proposta pelo Governo Federal, através do programa Nacional de Direitos Humanos, sedimentar a construção do Plano Estadual do Rio Grande do Norte, quanto a implantação de políticas públicas na área de educação em direitos humanos no Estado do Rio Grande do Norte, nas escolas públicas estaduais e municipais, a partir de cinco eixos temáticos relacionados a Educação Básica, Educação Superior, Educação Não-Formal, Educação dos Profissionais dos Sistemas de Justiça e Segurança e Educação e Mídia. O curso é uma iniciativa do Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos tendo como parceiros a FACEN. O comitê atualmente esta organizado em uma coordenação geral, tendo a participação de duas secretarias de Educação (Municipal e Estadual) e cinco universidades integradas do Rio Grande do Norte. A Fundação Joaquim Nabuco sediada em Pernambuco, através da Coordenação de Ensino a Distância, integrou-se a primeira turma, participando das discussões sobre direitos humanos na educação e propondo, assim como os outros atores envolvidos, apontamentos e subsídios para o favorecimento da implementação do projeto no Rio Grande do Norte.

Aqui da Fundaj, participou do curso a Coordenadora de Ensino a Distância, Sandra Helena Rodrigues e o pesquisador Alexandre Barbosa, que contribuiu bastante durante todo o curso.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Educação a Distância: novas formas de aprendizagem














































Na manhã do dia 14/04/2009 ocorreu no Laboratório de Educação a distância Dosa Monteiro (FUNDAJ/Derby) a palestra "Educação a distância: novas formas de aprendizagem", ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Abranches(Centro de Educação/UFPE).


No decorrer da palestra foi apresentado o cenário atual da EAD no país, sendo discutido as seguintes questões:


* A EAD é uma modalidade ou um programa educacional?


* Quais as condições necessárias para viabilizar propostas em EAD na educação brasileira?


O público participou ativamente das discussões, relatando experiências pessoais e profissionais em EAD, bem como fazendo colocações críticas e pertinentes em relação a temática.





O evento foi finalizado às 12:45 hs, mas ainda há fôlego para futuras discussões, pela abrangência e atualidade do tema.





Aguardamos os próximos encontros!

terça-feira, 7 de abril de 2009

Palestra sobre EAD


Dia 14 de abril, terça-feira, pela manhã, estaremos recebendo no laboratório Dosa Monteiro o Prof. Dr. Sérgio Abranches da UFPE para discorrer sobre o tema Educação a Distância: novas formas de aprendizagem. O professor que é pesquisador da área de Educação a Distância e de Tecnologia e Modernidade, apresentará as ferramentas tecnologicas que podem agregar valor ao ensino a distância. A palestra está aberta a todos que se interessem pelo tema.

O endereço do Laboratório de Ensino a Distância Dosa Monteiro, da Fundaj, é: rua Henrique Dias, 609, 2º andar, bairro do Derby. Informações: 81.3073.6663/3073.6664

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Conquista!!!!

Quem está de parabéns essa semana é nosso colega Alexandre Barbosa, que compôe nossa equipe. Ele que tem mestrado na área de geografia humana e muito contribui com seus conhecimentos sobre eco-educação no contexto da educação a distância, teve artigo publicado em uma revista de geografia. Mais conquistas para nossa equipe!!!!