sexta-feira, 15 de agosto de 2008
Cenário brasileiro da EAD por Uiara Wanderley
Assinatura do Decreto que cria o Programa Computador Pórtatil para Professores. Foto: Júlio César Paes, MEC.
O governo Brasileiro tem investido bastante na inclusão digital: laptops de 100 dólares e o barateamento dos micros farão com que mais brasileiros possam ingressar na era digital via computador. Ainda que muita gente não tenha acesso ao equipamento, a tendência é que isso mude radicalmente em curto prazo.
Frequentemente se tem desenvolvido sistemas de reforço escolar adaptado às necessidades dos alunos. Com os professores tutores, houve um melhoramento nos resultados de aprendizado, pois os alunos desenvolvem novas habilidades, construindo uma forma de aprender interativa, sobretudo, quando trabalhamos atividades comportamentais especialmente preparadas para desenvolver bons hábitos de estudo e atitudes proativas que motivem o aluno a obter o sucesso escolar. Assim, acreditamos que a tendência é a EaD tornar-se a nova ordem no sistema educacional brasileiro. A Universidade Aberta é promessa de que a EaD seja consolidada no Brasil. O Governo sinaliza que está disposto a investir no setor para melhorar os números da Educação Superior Brasileira. Atualmente o Governo está apostando na TV Digital, a nova mídia, para uma reviravolta em prol da EAD.
Um plano de educação on line deve ser uma prioridade do governo, que reduziria seus gastos com a formação de professores em todas as regiões, o sistema de informação on line é apropriado para a contemporaneidade, cujas novas exigências hipertextuais não nos permite caminhar a "passos de tartaruga", é preciso ousar, inovar para crescer. Está na hora de revermos o papel do professor na prática, chega de teorias! Os aprendizes clamam por ação. É o momento adequado de todos os governos se unirem em comum acordo, em termos de avançarmos na formação dos professores (tutores) do país.
A Universidade Aberta é uma proposta que visa articular a união entre governo/universidade/sociedade, modelo que atenta às necessidades de todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário