segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Diário de Bordo - Natal RN - Dia 20/08 Palestra Fredric Litto


A palestra de abertura foi proferida pelo Presidente da ABED, Fredric Litto tendo como tema Rumos da Educação a Distância. O mesmo iniciou sua fala abordando a sociedade do conhecimento neste contexto. Segundo o mesmo, toda educação esta baseada na idéia de prepará-la para o futuro. O grande drama, segundo Prof.Litto, é como preparar pessoas para que atuem nos próximos 10 anos. Segundo Prof. Litto, alguns profissões foram substituídos pelas máquinas.

O mesmo trouxe a questão do mundo de grande complexidade. "Complexidade... complexidade... complexidade..."

Prof.Litto nos apresenta dentro deste mundo de complexidade que, as estatísticas nos EUA são que as pessoas que se formam já tiveram 5 ou mais carreiras diferentes. Assim o mesmo indaga... "como preparar as pessoas para esse modelo de complexidade?".

Diz o mesmo: "Ninguém vai poder sobreviver economicamente sem curso de atualização. A EAD é a melhor oportunidade..."

Pontos enfocados: As universidades simplesmente não estão acompanhando as mudanças".

Sobre educação sobre medida: "...está ficando muito claro que esta crescendo rapidamente".
Sobre a EAD o mesmo lembra que não é uma coisa nova, pois começou em 1858 portanto tem 150 anos. Trouxe exemplos de nomes conhecidos que estudaram a distância como Mahatha Gandhi, Nelson Mandela, Wole Soyinka e mais 5 ganhadores do Prêmio Nobel.

Sobre tecnologia em uso para EAD, citou as evoluções como satélites, video-aulas, impressos, telefonia móvel, Internet. Interessante o mesmo diz-se descobrir que existe um aparelho que projeto o teclado do celular na parede, o que o fez acreditar que é possível EAD com o celular. Até então o mesmo achava o aparelhinho muito pequeno para ele por exemplo interagir com estudos.

Site onde encontrar falando deste aparelho: http://www-virtual-laser-keyboard.com/
Sobre benefícios da EAD - O mesmo cita que, durante 10 anos falava-se que interatividade era um elemento novo. Hoje ele não fala mais sobre isso. Não existe pesquisa suficiente sobre a questão da interatividade. Nem todo mundo gosta de participar.

Sobre mudanças mais notáveis em EAD - O aprendiz não aceita a forma de estudar onde não esta confortável (mercado do cliente); se não fizer uma pesquisa você não tem como saber como o aluno quer aprender ou seja educação centrada no aluno e suas necessidades.

Personal Learning Enviroments. Educação sobre medida - O aluno não precisa estudar coisas que ele já estudou anteriormente.

Da valorização dos imputs aos outputs - ambientes personalizados para aprendizagem - PLE

O MEC avalia os imputs (quantas horas, quantos computadores, etc) - "Vamos olhar para os outputs, criar formas diferentes de ensinar". Litto, 2009.

Falou ainda sobre:

- Dos "silos" à colaboração e compartilhamento de informações.

- Atores tradicionais e não tradicionais.

- Objetos de aprendizagem - Learning Objetcs - LOs

- Recursos educacionais Abertos - Open Educational Resources - OER´s

Google Book Search ( o conteúdo fica disponível na web).

- Desempacotamento das funções de EAD - Unburdling - Terceirização de serviços - outsourcing.

- Ensino por contrato (contract teaching)


EAD não é para todo mundo

Afirma Prof. Litto que o aprendiz precisa encostar muito. Pessoas mais maduras é que se disponibilizam a usar a metodologia EAD.

* A British Library publicou em janeiro de 2008.

The Information Behaviour of the researches of the future (Londres, 2008).

Sobre A Leitura e a geração google - Novas formas de leitura

- power browse (folheando rapidamente)

- surfing - (scanning, skimming)

- bouncing (pulando)

- buscas horizontais e não verticais - olhar apenas 1 ou 2 pags.

- usuários são prosmícuos (diversificados e voláteis)

- tem comportamento de esquilo (download de conteúdos) - guardam para eventual necessidade.

- multi-tasking

" Na ENAP os alunos distância sairam-se melhor".

" Asia tem 70 universidade abertas. Paquistão tem 18 milhões de alunos a distância".


Revista American Journal of Distance Educaction


Mostrou o quadro:

Indicações de leitura:

- How people learn: B rain, Mind, experience and School.

Marcoln Learning


Sobre HEUTAGOGIA -sentido de = Descobrir


Sobre o desmembramento do conhecimento

- Módulos de aprendizagem, pedaços independentes de conhecimento - stand alone.


- Ensino já era. unilateral. A palavra é "aprendizagem" ou seja, descobrir o conhecimento.


Sobre o papel das Escolas de Governo : "aumentar a rede de escolas de governo para compartilhar conhecimentos"

Nenhum comentário: