quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dia 29.10 Tutoria como temática

Postado por Sandra Helena, às 23:55 Brasília, 24 graus

Hoje o foco do seminário foi a tutoria. Iniciou-se falando da dificuldade do professor tradicional se adaptar ao virtual (não é muito fãcil). Foram realizadas dinâmicas acerca do seguinte questionamento: Quais as principais coisas que um tutor virtual teria que ter para fazer bem uma tutoria (capacidade)? Delineou-se algumas caracteristicas que o tutor virtual teria que ter como:
- interagir, propor, provocar, facilitar, apoiar, incentivar, intervir, ler, apoiar, orientar, acompanhar, comprometer, estudar, redigir, acalentar, motivar, compreender, sensibilizar, monitorar, captar, dedicar, escutar, perceber, esclarecer, harmonizar, avaliar.

Outros questionamentos foram trabalhados como: quais seriam as necessidades formativas que esses tutoriam teriam?

Depois as equipes traduziram o tutor através de desenhos. Foram trabalhados outros pontos como: quais conteúdos são necessários na formação do tutor; quais habilidades devem ser aprimoradas, como avaliar o tutor, como planejar o material didático.

Foto: Cristina Lane - Escola de Inteligência Governo Federal

Resumindo: Formação de tutores requer:
1. Documentação e atividades (planificação e desenho das atividades)
2. Funções, habilidades e estratégias
3. Avaliação


A TARDE. Destacou-se as experiências das instituições públicas.



Vamos a elas:

Escola da Previdência Social



Utiliza a plataforma Moodle. E tem como parceiros Recursos Humanos do Ministério da Previdência Social e a DATAPREV. A DATAPREV é quem dá suporte tecnológico.

Números de alunos capacitados em 2007: 7.619
Números de alunos capacitados em 2008 ( em processo) .... 13.000 pessoas fizeram o curso Aprender a Distância na Previdência. 23.000 pessoas já foram capacitadas em tutoria.

Metodologia: Blended

O INSS de 2007 para cá vem trabalhando na idéia de formação de educadores. Acredita-se que as pessoas chegam a tutoria não qualificadas.



Utilizam as seguintes estratégias para formação dos tutores:
1. Bases conceituais on-line
2. Prática (presencial)
3. Estágio Supervisionado (on-line) *
*No estágio supervisionado a pessoa passa a atuar como tutor.


ESCOLA DA INTELIGÊNCIA


Diferentemente das outras instituições seus cursos são personalizados e realizados na Intranet para que as informações não sejam disseminadas pela web. Utilizam a plataforma TeleEduc.

Trabalham como uma equipe de 6 pessoas que fazem um pouco de tudo: design instrucional dos materiais e do curso, tutoria, preparação do conteúdo etc. Criaram um banco de talentos para assim buscar possiveis tutores para seus cursos. O cursos são dados por especialistas da própria Escola da Inteligência, uma vez que são cursos bastante especificos.

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